Soluções para arquivos e bibliotecas

FAQ


Clique nas opções abaixo para melhor visualizá-las.


Possui padrão ISO 2709?

 Sim, o padrão ISO 2709 é um formato padrão de comunicação para registros bibliográficos, utilizado para intercâmbio de registros em meio magnético de um sistema para outro.

Disponibilização on-line do acervo (OPAC)?

O OPAC é destinado ao público e possibilita a consulta ao catálogo bibliográfico, em tempo real, possibilitando que seus usuários saibam  localizar o material necessário e a sua disponibilidade. Trata-se de paginas na WEB, cobrindo todas as possibilidades de pesquisa. Nesse módulo também é possível transações de reserva e renovação de empréstimo, com acesso restrito.

Acesso on-line a catálogos coletivos?

O OPAC do ALexandria on line  diponibiliza a consulta ao catálogo bibliográfico em tempo real, possibilitando aos seus usuários  localizar o material necessário e consultar sobre sua disponibilidade. Nesse também é possível transações de reserva e renovação de empréstimo, com acesso restrito.

Permite acesso simultâneo de usuários?Há limite de acesso de usuários?

Sim, o Alexandria on line permite acesso simultâneo e não há limites de usuários.

O número de licenças é limitado?

O Sistema Alexandria on line é licenciado por Banco de Dados, onde todos os computadores que tem acesso a este banco estão automaticamente licenciados.

O Alexandria possibilita níveis de senhas diferenciados de acesso ao sistema?

Os níveis de senhas são customizados conforme as necessidades dos Clientes, a customização pode ser feita pelos administradores do sistema na Instituição.

È possível armazenar e recuperar documentos digitais em diversos formatos?

Com o Alexandria on line as informações bibliográficas dos acervos podem ser associadas a qualquer tipo de arquivo, em todos os formatos disponíveis no mercado. O programa também permite relacionar aos registros, links, sites e informações da Internet.

Os textos e as imagens são conforme o DDIF (Digital Documentation Interchange Format)?

Não, as imagens/textos são armazenadas no repositório, sem alteração das mesmas pelo Sistema Alexandria.

Permite controle integrado do processo de seleção e aquisição?

Sim, o módulo Aquisição todo o processo de seleção, iniciando ainda com a indicação do item a ser adquirido, passando por todo o processo de compra, finalizando na pré-catalogação e/ou inserção do exemplar.

Existe integração dos dados de pré-catalogação da aquisição para o processamento técnico?

Os módulos Aquisição e Catalogação são completamente integrados. A partir da aquisição é possivel pré-catalogar o item adquirido, duplicar e inserir o exemplar.